slot malaysia

Em meio à crise, a regra é economizar onde for possível. Isso vale, inclusive, para os gastos com os animais de estimação. O Pet Money fez uma pesquisa, conversou com o médico veterinário Paulo Daniel Sant’Anna Leal e reuniu dez dicas para ajudar nessa tarefa. Confira!

1 – Compare preços

Young woman with magnifying glass surrounded by shopping bags

Imagem: Getty Images

Comprar no pet shop perto de casa pode ser a saída mais fácil, mas não necessariamente a mais barata. Pesquise os preços dos produtos em outras lojas, em grandes redes, em supermercados, em lojas online.

2 – Compre embalagens maiores

Imagem: Getty Images/damedeeso

Imagem: Getty Images/damedeeso

Às vezes, compensa comprar uma embalagem maior, ainda que custe mais naquele momento, do que comprar várias embalagens menores ao longo do tempo. Vale a pena fazer as contas.

Se o seu animal é pequeno e consome pouco, você pode se juntar com amigos para comprar uma quantidade maior.

No caso de ração e outros alimentos, é preciso verificar a data de validade e armazenar corretamente o produto. Mantenha a embalagem bem fechada e guardada em local escuro, seco e arejado. Em geral, a própria embalagem tem características que ajudam a conservar o alimento por mais tempo; por isso, transferir a comida para outro recipiente pode não ser a melhor saída.

3 – Pesquise outras marcas

Imagem: Getty Images/leaf

Imagem: Getty Images/leaf

Reduzir a qualidade da ração (de superpremium para premium ou de premium para standard) não é uma boa saída, pois significa baixar a qualidade dos nutrientes oferecidos ao animal. As rações mais baratas têm mais carboidratos e menos proteínas, o que pode afetar a saúde do bicho. Além disso, eles podem acabar comendo uma quantidade maior de ração para obter a mesma quantidade de proteína –ou seja, você vai trocar seis por meia-dúzia.

A opção, então, é checar se não há um produto de qualidade semelhante, mas de outra marca, com o preço menor. Sempre busque um produto adequado para a raça, o porte, a idade, o gosto do pet e o ambiente em que ele vive.

Se optar por trocar de ração, comece comprando uma embalagem pequena da ração nova para ver se o animal se adapta a esse produto. Inicialmente, misture um pouco da ração antiga e um pouco da nova. Aos poucos, vá reduzindo a quantidade da antiga e aumentando a porção da nova.

4 – Aproveite promoções

Imagem: Getty Images/AnnaSqBerg

Imagem: Getty Images/AnnaSqBerg

Se encontrar um produto com preço bom, avalie se não vale a pena comprar uma quantidade maior para guardar –lembrando que, no caso de alimentos, tem que prestar atenção ao prazo de validade e às condições certas de armazenamento. O veterinário Paulo Daniel Sant’Anna Leal faz um alerta: verifique se a embalagem não está danificada, porque isso pode prejudicar a qualidade do produto.

Também vale aproveitar que algumas lojas dão desconto na primeira compra –é o caso das lojas virtuais Pet Love e Petz, por exemplo. Há, ainda, lojas e  clínicas veterinárias têm um programa de fidelidade, que oferece descontos ou brindes para os clientes que voltam sempre.

5 – Reduza os petiscos

Imagem: Getty Images/bcorreabh

Imagem: Getty Images/bcorreabh

Verifique se não está exagerando na quantidade de petiscos oferecidos ao pet. O petisco deve servir como uma recompensa quando o animal se comporta bem ou faz uma tarefa que você pediu, e não como um alimento. É como dar doce para uma criança: tem que ser de vez em quando.

#ficaadica: em vez de recompensar o bicho com um petisco, você pode fazer um carinh. Uma pesquisa da Universidade de Oxford mostrou que os cães preferem carinho a alimentos.

6 – Menos banho e tosa

Imagem: Getty Images/alexei_tm

Imagem: Getty Images/alexei_tm

Reduza os banhos e tosas no pet shop. Se costuma levar o animal uma vez por semana, tente mudar para uma vez a cada 15 dias, que é o suficiente para cães de pelo curto. Se possível, compre produtos adequados e dê banho em seu animal em casa, deixando para os profissionais a tosa e o corte das unhas. Escovações a seco e higienização substituem muito bem o banho, diz Leal.

7 – Prevenir é o melhor remédio

Imagem: Getty Images/damedeeso

Imagem: Getty Images/damedeeso

Prevenir problemas de saúde costuma sair mais barato do que lidar com emergências médicas. Portanto, vale a pena gastar com as vacinas obrigatórias, além de exames e consultas de rotina, com um profissional de qualidade.

”Há vários trabalhos científicos que provam que a melhor economia é com relação à saúde propriamente dita. Doenças que têm a idade como fator de risco (como periodontite, câncer, insuficiência renal) devem ser diagnosticadas prematuramente, pois a chance de desenvolverem uma situação de urgência e emergência é alta”, diz Leal. ”Além de a despesa ser enorme, há o ainda o risco de vida do pet.”

8 – Negocie com o veterinário

Imagem: Getty Images/zoranm

Imagem: Getty Images/zoranm

Se costuma ir sempre ao mesmo veterinário, tente negociar um preço mais camarada caso tenha mais de um animal ou caso seu pet precise de consultas/atendimentos com frequência. A crise também afeta o veterinário, que tem interesse em manter a clientela. Tentem achar um meio-termo que seja bom para os dois lados.

Leal recomenda que os donos procurem profissionais que se atualizem: ”Um bom profissional salva vidas e o barato, além de sair caro, pode ser irreversível.”

Em algumas cidades, há opções de hospitais e clínicas públicos ou com preços populares, em geral ligados à administração pública ou a faculdades e universidades.

Algumas opções em São Paulo, por exemplo:

– Hospital Veterinário Público, mantidas pela Anclivepa (Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais): http://zip.net/bxtvXh (endereço encurtado e seguro);

– Hospital Veterinário Vet Popular 24h (http://www.vetpopular.com.br/);

– Hospital Veterinário da USP (http://www.hovet.fmvz.usp.br/atendimento/);

– Hospital Veterinário da Unisa (http://www.unisa.br/graduacao/biologicas/medve/hovet.html);

– Hospital Veterinário da Universidade Metodista (http://portal.metodista.br/veterinaria/hospital-veterinario/hospital-escola-veterinario).

9 – Passeie com seu pet

Imagem: Getty Images/damedeeso

Imagem: Getty Images/damedeeso

Os animais precisam de exercícios diários, e o passeio é uma boa forma de mantê-los ativos e saudáveis, tanto física quanto mentalmente. Isso ajuda a evitar problemas como a obesidade e a ansiedade.

Um profissional pode orientar sobre que distância a percorrer e o horário mais adequado (manhã, tarde, noite), afirma Leal.

10 – Novo brinquedos

Imagem: Getty Images/Cesare Andrea Ferrari

Imagem: Getty Images/Cesare Andrea Ferrari

Em vez de comprar brinquedos novos, tente reciclar brinquedos antigos: guarde-os por um tempo e depois entregue-os novamente ao pet.

Outra opção é criar brinquedos, como uma bolinha de meia que furou, para o cachorro, ou uma caixa ou sacola vazia, para o gato.

E aí, anotou? 

Imagem: Getty Images/Vivienstock

Imagem: Getty Images/Vivienstock