slot malaysia

Uma lesão cervical deixou o filhotinho Jon tetraplégico, e, com muitas dores, ele teve eutanásia recomendada. Mas sua tutora não desistiu, recorreu a veterinários e decidiu tentar sessões de fisioterapia e acupuntura. O trabalho mostra resultados, e cada passinho do cão, de aproximadamente 70 dias e que vive em Araraquara (SP), agora é comemorado.

Daniela Fais acolheu Jon no comecinho de junho. Ela diz que conheceu o bichinho depois que a mãe dele fugiu e ela ajudou a procurar.

Segundo ela, o diagnóstico de tetraplegia ocorreu já na primeira consulta, no ambulatório veterinário da cidade. No dia seguinte, uma clínica particular constatou a lesão cervical. “O veterinário disse que não tinha muito o que fazer, pois o socorro havia demorado e sugeriu eutanásia porque disse que ele não teria qualidade de vida. Pra mim isso não bastou”, afirmou Daniela ao Bom Pra Cachorro.

Jon foi encaminhado a um especialista, que descartou cirurgia, mas apontou fisioterapia e acupuntura como ‘luz no fim do túnel’. “Gastamos R$ 1.000 em uma semana. Usei dinheiro que eu estava guardando para viajar nas férias.”

Para custear o tratamento, Daniela buscou alternativas. “Fiz venda de pães para ajudar a pagar o tratamento, recebi doações dinheiro, doações de produtos para rifa. Hoje já não aceito dinheiro, só que comprem a rifa”, diz.

A causa da lesão cervical não é clara, mas Daniela diz acreditar que ele não tenha nascido sem os movimentos. “Ele já não se mexia –absolutamente nada– quando o encontramos. E gritava noite e dia de dor”, disse.

Segundo o veterinário Rodrigo Ferraz Scatolin, Jon ainda sente dores, mas progride com o tratamento e não deve ter sequelas.

“Por enquanto, ele ainda tem perda de equilíbrio e não se movimenta bem pra um dos lados”, diz Scatolin, que começou a reabilitação do cãozinho no dia 15 do mês passado.

O fato de Jon ser novinho, em fase de crescimento, é fator positivo para a recuperação, afirma o profissional.

“Hoje Jon anda meio desconjuntado, cai às vezes, mas está andando. O veterinário recomendou que ele não faça movimentos bruscos e repouse um pouco mais. Nós compramos um cercado pra ele, assim ele é obrigado a fazer repouso”, afirma.

O vídeo abaixo, publicado na página do cachorrinho no último dia 2, dizia: “hoje eu fiz todo mundo chorar! Meus passinhos rumo à vitória”.

JON BON JOVI

Acolhido por Daniela, o cachorrinho não ganhou só a possibilidade de tratamento para andar, mas o nome.

“O nome dele completo é Jon Bon Jovi porque ele é loirinho de olhos azuis e lindo igual o roqueiro. E tem uma garganta…” brinca a tutora.

O cachorrinho tem vários brinquedos, mas gosta de brincar de mordidas, conta Daniela.

Na nova casa, ganhou a companhia de mais quatro cachorros e oito gatos.