slot malaysia

Praça do Sol terá espaço com brinquedos para animais

Murillo VelascoDo G1 GO

Goiânia vai ganhar monumento presente em várias cidades do mundo (Foto: Diulgação/Comurg)Goiânia vai ganhar monumento presente em várias cidades do mundo (Foto: Diulgação/Comurg)

A Praça do Sol está sendo revitalizada e ganhará o letreiro “Eu amo Goiânia”.  Além da escultura, segundo a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), o local receberá o primeiro espaço da capital reservado para animais de estimação, além de uma academia ao ar livre e um anfiteatro. A previsão é que obra fique pronta até o final de setembro.

Segundo o presidente da Comurg, Edilberto Dias, a escultura “Eu amo Goiânia”, desenvolvida pela arquiteta Yara Hasegawa, terá 1,5 metro de altura e será instalada no centro da praça. Dias destacou que o projeto da praça é inspirado em obras presentes em grandes cidades da Europa e do Brasil.

“É diferente de tudo que já foi feito aqui na capital. O material do piso é de primeira qualidade, um tipo nunca antes utilizado, um concreto permeável. Além, claro, do letreiro, que vai unir simbolicamente a cidade a várias outras do mundo, como Amsterdã, na Holanda, que tem o famoso letreiro e a nossa capital federal também”, afirmou ao G1 o presidente.

A Praça do Sol fica entre as ruas 13, 9 e João de Abreu, no Setor Oeste. Segundo a Comurg, calçada, bancos e jardins do local serão removidos para darem lugar a um novo conceito arquitetônico. Segundo o presidente, 50 mudas de árvore serão plantadas no local. Ele ressalta que o material retirado da praça está sendo utilizado em outros pontos da cidade.

“Nada está sendo desprezado. A grama está sendo utilizada nas encostas do aterro sanitário e em uma via do Conjunto Aruanã. Existe uma palmeira na praça que deve ser transplantada  para outro local porque não cabe no novo conceito arquitetônico”, afirmou Dias.

Edilberto destacou que o projeto arquitetônico vai fazer alusão ao nome da praça. Segundo ele, serão implantados corredores com piso de concreto e granito que vão simbolizar raios de sol, ao redor de quatro círculos voltados para a Rua 13. Cada um dos círculos terá equipamentos de lazer destinados a atividades específicas.

Um deles, na cor vermelha, terá uma academia ao ar livre. O segundo, nas cores azul e verde, receberá um parque infantil. Outro, na cor amarela, terá um anfiteatro com duas arquibancadas.

O presidente destaca que o quarto círculo trará um projeto inovador para Goiânia, com  brinquedos específicos para animais de estimação. “Vai ser o primeiro ‘pet place’ da capital. Ele será cercadinho e com argolas e equipamentos para os animais brincarem. Os donos vão poder entrar e soltar o bichos para se divertirem, visto que a maioria da população da região é de apartamentos e precisam de espaços para os pets”, ressaltou o presidente.

Obras da Praça do Sol já começaram, em Goiãnia, Goiás (Foto: Vitor Santana/G1)Piso da Praça do Sol já foi praticamente retirado, em Goiânia (Foto: Vitor Santana/G1)

Feira
A praça sedia todos os domingos a Feira do Sol, que comercializa itens de vestuário e gastronomia.  Durante as obras, a feira foi transferida para as ruas 13 e João de Abreu, que contornam a praça. Segundo o presidente da Comurg, após a conclusão da obra, a feira não deve ocupar o centro do espaço.

“Os feirantes, depois que a praça ficar pronta, vão poder utilizar apenas o anel externo, que contorna a praça. Isso vai fazer com que a gente preserve os espaços  criados para a população dentro da praça”, afirmou o Dias.