slot malaysia

Tribunal de Justiça de São Paulo proíbe rodeio de Barretos

A intenção é evitar que os animais sejam maltratados, mas a organização do evento garante que eles são bem cuidados.

Publicidade

O TJ-SP – Tribunal de Justiça de São Paulo – foi firme em manter a decisão de que está proibida a realização das provas de vaquejadas e também das provas de laço, em Barretos, no interior do estado de São Paulo.

A maior festa do peão da América Latina acontece todos os anos e atrai milhares de pessoas, não só do Brasil, mas também de vários outros países. Além de muitas atrações musicais, há também a realização do rodeio, porém, muitas pessoas protestavam por alegarem que os animais eram maltratados.

Em 2010, uma lei municipal já havia proibido as provas acima citadas, mas em 2015 foi realizada uma alteração na legislação para que as provas pudessem voltar a ser realizadas. De acordo com o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, esta ação é inconstitucional e as provas continuam sendo proibidas.

Os Independentes“,  grupo responsável pela realização da Festa do Peão, chegou a apresentar um estudo feito por eles mostrando que os animais não sofriam maus-tratos, nem nas vaquejadas e muito menos nas provas de laço.

O grupo responsável pela festa de Barretos foi procurado e através de sua assessoria informou que “Os Independentes” não fizeram absolutamente nada para que a lei fosse modificada e que continua cumprindo o que foi determinado pela justiça, sendo que desde 2006 não realiza mais estas duas provas.

O grupo ainda informou que estão cumprindo o acordo feito no “Termo de Ajustamento de Conduta” que foi realizado em parceria com o Ministério Público Estadual.

RODEIO DE BARRETOS TEM MAIS PROVAS PROIBIDAS

Outra prova que está vetada na festa em Barretos é a prova “Bulldog” que é aquela onde o peão precisa pular sobre o cavalo, enquanto o animal está movimentando-se, depois a meta é derrubar um bezerro e tudo isto precisa ser feito no menor tempo possível.

Desde 2011 que esta prova não pode ser realizada e tudo começou por causa de um animal que morreu nesta ocasião.

“Os Independentes”, grupo que promove o rodeio em Barretos, garante que há todo cuidado necessário com os animais e que todas as leis são cumpridas.