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Prefeitura de Esteio pegou carona na febre do “Pokémon Go” e criou o “Catioro Go”

A Prefeitura Municipal de Esteio (24 km de Porto Alegre) pegou carona na nova febre do entretenimento mundial e lançou nessa terça-feira (20), nas redes sociais, uma ação para incentivar a adoção de animais abandonados. O mote é o “Pokémon GO”, jogo eletrônico de realidade aumentada que vem ganhando o mundo.

“Enquanto Pokémon Go não chega ao Brasil, desenvolvemos o Catioro Go! Temos muitos bichinhos em nosso canil municipal, com diferentes habilidades, aguardando por um treinador que possa lhes dar muito carinho e ajudá-los a evoluir. Para capturar o seu, é só aparecer no Canil (avenida Luiz Pasteur, 7275, bairro Três Marias), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h”, inicia o texto bem-humorado.

A campanha está sendo veiculada no Facebook, pelo perfil oficial da prefeitura de Esteio. O texto acompanha oito fotos de cães do próprio canil municipal, editadas para se parecerem com a tela do jogo eletrônico.

“A ideia nasceu em uma reunião de pauta, e foi dada por um jornalista, servidor da prefeitura. Começou meio na brincadeira, mas depois vimos que tinha potencial”, explica o secretário de Comunicação de Esteio, Luiz Damasceno. “Acabamos abraçando a campanha de uma maneira conjunta. Um estagiário foi ao canil produzir as fotos e o setor de publicidade levou adiante. Foi uma ideia espontânea e com senso de oportunidade. Conseguimos pegar uma pauta externa para potencializar uma questão relevante para a nossa cidade”, completa.

Divulgação
“Alertas: ao contrário dos pokemóns, os catioríneos não devem ser usados em batalhas; não guarde seu catioríneo em esferas de metal: por menor que ele seja, precisa de espaço para se divertir”, diz a campanha

A campanha vem sendo sucesso nas redes sociais. “O resultado está sendo surpreendente. Já havíamos flertado com o humor em outras campanhas, mas nada tomou esse tamanho. Estamos recebendo retorno de fora do Estado e até de outros países”, afirma Damasceno.

O secretário diz, entretanto, que o principal retorno será dado pelo canil municipal. “Ainda não conseguimos mensurar o resultado da campanha, cujo tema é um problema comum em várias cidades do Brasil, que é a superlotação dos canis e animais abandonados.”

O texto da peça publicitária continua, mesclando humor e apelo social: “Alertas: ao contrário dos pokemóns, os ‘catioríneos’ não devem ser usados em batalhas; não guarde seu catioríneo em esferas de metal: por menor que ele seja, precisa de espaço para se divertir. Apesar da brincadeira, a adoção é uma coisa séria. Só capture seu cachorrinho se você tiver condições de cuidá-lo. Os cãezinhos vivem, em média, de 14 a 18 anos e, portanto, são companheiros pra toda a vida”.

Segundo Damasceno, com a repercussão positiva da campanha, criada exclusivamente para ser veiculada no Facebook, a prefeitura já pensa em dar continuidade à ação em outras plataformas. Até a criação de um aplicativo para celular já está em discussão.
Espera

No canil, o retorno da campanha ainda não foi sentido. Mas a expectativa é que, nos próximos dias, os cerca de 25 cães disponíveis para adoção recebam novos lares permanentes. “Também fomos pegos de surpresa com toda essa repercussão. A campanha está sendo bem aceita, mas ainda não chegou o retorno até nós. Mas com certeza vai chegar”, revela João Marcos Griszewski, funcionário do canil de Esteio.

Conforme Griszewski, são os filhotes sempre os preferidos pelos adotantes. “Mas temos cães idosos, amputados, aqui, que ninguém adota.”

Como diz a campanha, “os ‘catioros’ à espera de um ‘treinador’ já estão castrados e vacinados. O canil municipal de Esteio funciona segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para contato é (51) 3459-4494”.
Há limites para tudo na vida, até para caçar Pokemóns