slot malaysia

Amma promove reunião para criação do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal

Escrito em 11/11/2016 11:58

 Estrutura servirá para garantir a proteção e a convivência harmônica com os animais

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) realizou hoje, 11, uma reunião para discutir a criação do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal. O intuito é desenvolver medidas de proteção dos animais, tendo em vista que são de responsabilidade pública relativa à saúde e ao meio ambiente. Estavam presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdades Objetivo, Conselho Regional de Medicina Veterinária e Associação Protetora e Amiga dos Animais (Aspaan).

O gerente de Proteção e Manejo da Flora e Fauna da Amma, Fabrício Vecci, relata o contínuo abandono de animais nas ruas de Goiânia. “Muitos têm sido abandonados à própria sorte, sem alimentação nem abrigo, estando passíveis a maus tratos e crueldade, como temos visto com frequência”, declara. “Por isso, precisamos unir conhecimentos e assegurar a implantação e manutenção de políticas públicas que levem à convivência harmoniosa entre humanos e animais”, diz Fabrício.

Após discussões, ficou decidido que será elaborada uma minuta que permitirá a elaboração do decreto de criação a ser sancionado pelo prefeito, a fim de que o conselho possa atuar na cidade conforme o Plano de Implantação da Política Municipal de Bem-Estar Animal.

Estatísticas

De acordo com estimativas fundadas em dados populacionais, existem em Goiânia cerca de 250 mil animais domésticos, divididos entre 220 mil cães e 30 mil gatos, fora os animais predominantemente rurais. Para criar diretrizes que possibilitem a defesa, proteção, conservação e preservação, foi feito um Plano de Implantação da Política Municipal de Bem-Estar Animal.

Além da criação do conselho como forma de implementação e regulamentação de políticas públicas que abordem tal tema, o plano prevê o controle de natalidade, regulamentação do comércio na Capital, criação do programa de registro, cadastramento e identificação de animais domesticados, atualizar a legislação existente, ampliar a fiscalização de maus tratos. Visa também à criação de um programa de reinserção de animais abandonados e recolhidos e de serviço público de atenção à saúde de animais domésticos.

Texto e foto: Alinny Vieira, da editoria de Meio Ambiente – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Legenda: Reunião para formação do conselho de bem-estar animal